CONCURSO DE APLICAÇÕES OFERECE PRÉMIOS A ESTUDANTES

"One.Stop.Transport Dev Challenge" :: Coimbra, 1 de Outubro de 2012

Com o objetivo de facilitar a mobilidade dos cidadãos:

CONCURSO DE APLICAÇÕES OFERECE PRÉMIOS A ESTUDANTES

DEV2

"Tão fácil como deixar uma mensagem no Facebook". Foi desta forma que Carlos Bento, coordenador do projeto TICE.Mobilidade, definiu o concurso "One.Stop.Transport Dev Challenge", apresentado no dia 1 de outubro, no Auditório do Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O "One.Stop.Transport Dev Challenge" é um concurso dirigido aos estudantes do ensino superior e visa estimular o desenvolvimento de aplicações que permitam facilitar a mobilidade dos cidadãos nas cidades. Inclui ainda o apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio para as aplicações vencedoras, numa perspetiva de criação de novas empresas e do desenvolvimento de novos produtos e serviços. Este concurso pretende igualmente sensibilizar entidades governamentais e locais para o benefício do uso de Open Data, pois isso potencia fortemente o envolvimento de developers no projeto e da comunidade em geral.

DEV4

Carlos Bento destacou a importância das plataformas de serviços baseadas em dados abertos, instrumentos essenciais para redefinir a relação dos cidadãos com o espaço onde vivem, as pessoas com quem partilham esse espaço e a estrutura de governação que lhe está associada. E permitem ainda que nas casas, ou no exterior, seja possível a qualquer momento saber quais os equipamentos que consomem mais energia, quais são necessários e supérfluos, ou ainda de forma lúdica ensinar os mais novos a ter uma atitude consciente relativamente aos recursos energéticos.

"Esses mesmos dados, se abertos a engenheiros, físicos, matemáticos, decisores permitem criar aplicações nunca antes possíveis para a gestão participada, alocação de recursos ou simplesmente para o relato de situações anómalas. Tudo isto aumenta o sentimento de pertença à comunidade, de interação com os decisores e de participação dos cidadãos nessas decisões. O projeto TICE.Mobilidade, baseado num conjunto heterogéneo de dados, inclui esta visão. Através de uma interface, simples e bem documentada, permite a qualquer pessoa desenvolver serviços para o passageiro, para o planeador urbano e para o decisor", explica Carlos Bento.

DEV1

O concurso destina-se a pessoas singulares que tenham por objetivo desenvolver aplicações que possam ser integradas na plataforma One.Stop.Transport e assim explorar uma ideia ou plano de negócio. Segundo Carlos Bento, "os alunos que participem neste concurso serão os primeiros, com a sua criatividade, capacidade técnica, e empenho, a colocar serviços nesta plataforma. É este empenho que seguramente vamos ter ao longo dos próximos 3 meses e que conduzirá ao primeiro ecossistema de aplicações para o espaço urbano. Isto irá colocar Coimbra entre as cidades na linha da frente na adesão ao movimento de plataformas abertas de serviços, juntamente com outras cidades do País que também estão no consórcio. Este concurso é o primeiro de uma série de outros que irão ser lançados a nível nacional com a colaboração dos parceiros do projeto".

DEV3

A sessão de apresentação contou ainda com a participação do subdiretor da FCTUC, Luís Menezes, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, do Presidente da Comissão Executiva do Pólo Tecnológico TICE.PT, dos responsáveis pelo desenvolvimento do TICE.mobilidade, Alcides Marques e Miguel Machado e do Coordenador Executivo do TICE.Mobilidade, Gouveia Leal.

Press Release:

Fibra Online (2012-10-02)

Diário as Beiras (2012-10-02)

Diário de Coimbra (2012-10-02)

Diário as Beiras (2012-10-01)

IP jornal.com (2012-09-29)

Diário de Coimbra (2012-09-29)

Diário as Beiras (2012-09-29)

Ciência PT.net (2012-09-29)