Bikeemotion aumenta reconhecimento internacional e recebe nomeação para prémio das Nações Unidas

O bikeemotion, sistema de 4ª geração de partilha de bicicletas, foi nomeado por um júri internacional de especialistas na área das TIC para representar Portugal no World Summit Award (WSA), na categoria e-Culture & Tourism. O bikeemotion vai competir contra cerca de 500 produtos de 168 países, destacados pelo seu conteúdo de excelência.

Img 177 274

O bikeemotion é um projeto inovador e disruptivo que visa desenvolver um sistema de 4ª geração de partilha social de bicicletas. As suas características tecnológicas permitem a implementação de um sistema de partilha de bicicletas mais económico e sustentável, dado que o seu sistema de bloqueio/desbloqueio remoto permite estacionar as bicicletas livremente. O bikeemotion está equipado com a mais moderna tecnologia de localização, pagamento e reserva de bicicletas mantendo ao mesmo tempo a simplicidade de utilização.

O bikeemotion está a ser desenvolvido pela Ubiwhere, promotora do projeto e responsável pelo desenvolvimento da aplicação móvel, em cooperação com a Universidade de Aveiro, responsável pelo desenvolvimento do conceito e dos modelos de gestão e implementação territorial, a Ponto.C, encarregue do desenvolvimento dos portais web e integração de sistemas, e a Micro I/O, responsável pelo desenvolvimento do dispositivo de localização e bloqueio/desbloqueio remoto.

O World Summit Awards visa destacar e promover as melhores práticas na produção de e-conteúdos e de aplicações de Internet inovadoras em oito categorias distintas, nomeadamente e-Government & Open Date, e-Health & Environment, e-Learning & Science, e-Entertainment & Games, e-Culture & Tourism, e-Media & Journalism, e- Business & Commerce e e-Inclusion & Empowerment. O bikeemotion está nomeado na categoria e-Culture & Tourism.

Na fase final do concurso, serão selecionadas as 40 melhores soluções – 5 em cada categoria – que serão apresentadas perante uma audiência internacional em Sri Lanka entre os dias 23 e 25 de Outubro de 2013.

Img 177 275Adicionalmente, o bikeemotion encontra-se também entre os 20 semifinalistas da 4ª Edição da Building Global Innovators (BGI) – uma competição internacional de empreendedorismo e inovação de base tecnológica promovida pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o Programa MIT Portugal, em parceria com o Deshpande Center for Innovation, o The Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship e a Caixa Capital (Grupo Caixa Geral de Depósitos).

Os finalistas deste concurso incluem equipas provenientes de Brasil, Itália, Rússia, Espanha, Reino Unido e Portugal e cinco têm cofundadores e consultores da Grécia, Israel, Holanda e Rússia.

Nesta fase, os projetos selecionados foram valorizados pela maturidade empresarial do projeto e da empresa, o potencial impacte das propostas de valor no mercado global, assim como pela experiência de mercado e de caráter internacional dos seus promotores.

 

Fonte: TICE.pt

Data: Agosto de 2013