App No Meu Bairro vence concurso do TICE.Mobilidade

A aplicação de mobilidade permite aos cidadãos notificarem os problemas de gestão do espaço público na sua localidade e venceu o One.Stop.Transport Dev Challenge.

A aplicação de mobilidade, No meu Bairro, venceu o concurso para apps centradas no utilizador, "One.Stop.Transport Dev Challenge, promovido pelo projecto TICE.Mobilidade, liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Pedro Nunes (IPN). O software permite a qualquer cidadão notificar os problemas de gestão de espaço público da sua localidade, desde um simples buraco na rua, uma lâmpada fundida ou um semáforo avariado até problemas mais complexos, diz um comunicado.

A organização do concurso distinguiu ainda as aplicações SMTUC Ubique, dedicada a facilitar a utilização dos transportes públicos de Coimbra , e a UrbanFlow : permite identificar um autocarro quando ele passa junto de si, podendo registar a linha a que o autocarro pertence, a hora e a sua posição. O projecto vencedor foi premiado com mil euros, e os segundo e terceiro classificados, com 500 euros cada.

Segundo Gustavo Felisberto, em representação da equipa que desenvolveu a aplicação vencedora, esta surge no contexto de outros planos de cidadania, em regime de voluntariado. Nesse sentido, o prémio vai ajudar a manter o projecto vivo, pagando contas de domínios e servidores. Vai ainda ser usado para ajudar outras iniciativas do Improve Coimbra.

Sobre a aplicação, o jovem reconhece que «por si só não resolve problemas, mas ajuda. A resolução dependerá dos organismos competentes, nomeadamente as autarquias".

O projecto TICE.Mobilidade, focado em desenvolver produtos tecnológicos inovadores, de baixo custo para o utilizador e amigos do ambiente, prevê colocar no mercado soluções tão diversas como sistemas de mobilidade em veículos autónomos, partilha de bicicletas (através de tecnologia para, p. ex., localização, reserva e pagamento de forma simples, bem como o bloqueio e localização da bicicleta em qualquer momento e qualquer lugar), informação contextualizada no interior dos veículos, eficiência energética e planeamento da rota e meios de transporte.

IMG 1829 copy

Local: Instituto Pedro Nunes